CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

16 de julho de 2009

RPGCON 2009

Cobertura: RPGCON 2009




Postado no dia 14 de julho de 2009 por D3 em Artigos http://d3system.com.br/cobertura-rpgcon-2009/



A RPGCON 2009 foi um grande evento: muitas atividades, palestras e jogos. Tentamos novos formatos para atrações antigas, um modelo diferente na relação com os grupos e associações de RPG e um contato mais direto com os diversos grupos que formam nosso público.
Criamos atrações de sucesso, acertamos em alguns formatos, cometemos alguns enganos e erramos feio em quesitos básicos, como sinalização, marcação de jogos e alimentação.
Agora que o turbilhão passou, eu (Douglas 3) vou tentar resumir o evento sob a perspectiva da Equipe d3system, relacionando as atividades que conseguimos ver (mas nem sempre acompanhar).






Entrada e Bilheteria



Logo na entrada, notei o primeiro acerto do novo formato. Com a venda dos ingressos antecipados, as filas da entrada e da bilheteria não eram longas. Isso também permitiu que o público chegasse gradualmente, visto que não teria que enfrentar uma multidão para adquirir um ingresso e não perderia tempo na bilheteria.
Os seguranças, chefiados por Halil Júnior, além de bem orientados já tinham experiência com o público de RPG. O guarda-volumes ficava na porta do evento e não houve um incidente sequer. A equipe de bilheteria, coordenada por Criso Dias e Vinicius Mantovan, está de parabéns por solucionar todos os problemas com agilidade.
Vasco e Arthur na Bilheteria
Sob a perspectiva da organização, nesse ponto notei duas complicações que repercutiriam durante todo o evento: não incluímos os estacionamentos dos arredores no mapa, nem os “locais de conveniência”, com bancos eletrônicos, super-mercados, farmácias. Uma vez que não houve tempo para alugar as máquinas de cartões de crédito e débito para o evento, percebi que indicar as agências bancárias mais próximas seria útil para o público.
Na sexta-feira, o Cobbi e o Johnny saíram vasculhando a região e mapearam os estacionamentos perto do Notre Dame. Mesmo assim, não houve vagas o bastante e tivemos carros estacionados em locais proibidos — isso levou um adorável vizinho da escola a chamar quatro viaturas de polícia. Quem me acompanha no Twitter já sabe que consegui resolver tudo diplomaticamente.




Stands, Feiras & Lojas



Comparados ao EIRPG, tivemos poucos stands. O espaço era limitado, então decidi incluir a maior variedade possível de expositores. Como as associações e grupos estariam no andar superior, o Pavilhão Vermelho foi dedicado para o setor comercial e o palco.
Novamente, a ausência de cartões de crédito e débito frustrou uma parte do público. Soluções improvisadas (como a utilização das lojas online) reduziram o problema, mas não o solucionaram. Um detalhe que certamente será corrigido no próximo evento.
Atrás da Lola Maki, ficam os stands. Conseguem ver?
No primeiro setor, tínhamos a d3store com o material da Devir Livraria, da Iluminuras e da Conclave; a Art Games com cardgames importados e jogos de tabuleiro; a True Sales com o material de Warhammer e da Games Workshop; a Loja Surreal com os livros da Daemon e da Jambô; a Cards & Cia com Magic, Pokémon e outros cardgames e o Beco Imaginário com acessórios e camisetas.




FRI


A Feira de RPG Independente estava bem visível, mas não me lembro de vê-la lotada no sábado ou no domingo. Havia mesas de demonstração de Tagmar II, Mighty Blade e outros RPGs independentes, mas que não permaneceram o tempo inteiro no local.
Um dos autores (de Tagmar II, se não me engano) inclusive me revelou que os demonstradores preferiram acompanhar as diversas atividades do evento a ficar na área da FRI. Visto que essa é a primeira vez que um evento reserva uma área para o RPG indie, fiquei bastante satisfeito. Tomara que a idéia do Wallace Garradini se propague e tenhamos muitos autores no futuro.
Tagmar II na FRI



Feira de Usados


Por outro lado, a Feira de Jogos Usados não enfrentou grandes problemas. Com a separação prévia do material, o Jaime Daniel conseguiu atender a todos sem incidentes ou grandes filas.
Numa das salas, ele empilhou os livros que são “presença constante” nessa feira, para que o público não perdesse tempo analisando livros antigos, mas que quase ninguém se interessa. Os demais foram separados conforme a editora e a linha, ou apenas o gênero. É claro que, no decorrer do dia, muitos títulos se misturaram, outros se perderam, mas o resultado pareceu agradar ao público.
Na segunda sala, estavam os romances, as caixas antigas e os livros oferecidos pelo público. Avistei somente duas filas na Feira de Usados durante o sábado: na entrega e na retirada de material dos participantes da RPGCON.
Feira de Usados. Cadê o Jaime?
Obrigado ao Jaime e sua equipe pela dedicação e pela paciência.




Espaço Cosplay e Palco





Durante muitos anos, sempre considerei que os visitantes fantasiados dos encontros estavam sendo destratados. Para solucionar essa falha, a RPGCON fez uma parceria com a Cosplay Brasil e a Limited Edition para criar uma área exclusiva para esse público.
Equipe Cosplay Brasil
Reservamos uma sala equipada com fotógrafos, maquiadoras e uma equipe dedicada, chefiada por Fernanda Ribeiro, bem pertinho do guarda-volumes, para atender essas pessoas que — na minha opinião — são uma das atrações dos eventos de RPG. Para valorizar ainda mais essa presença, a Cosplay Brasil realizou um concurso de fantasias no palco, vencida por Alexandre Draco da Aldetoron.

Por falar em palco, a animação ficou a cargo de Marcelo “Silvio Chapolim” e Lola Maki, ambos devidamente fantasiados para a alegria do público. Houve contratempos com o volume do som, com a disposição das caixas e com os avisos de emergência (culpa minha), mas a equipe de palco foi espetacular e conseguiu contornar essas falhas da organização com bom humor e categoria.
Agradeço à Limited Edition e a Cosplay Brasil e espero contar com vocês no próximo evento.






CardGames e Miniaturas





O Pavilhão Cinza abrigou os torneios de Magic (Super Vintage e Standard), de Pokémon (patrocinado pela Cards & Cia), de Munchkin (realizado pelo Julio Parancini da Caravana Supimpa de Araraquara) além dos espaços para demonstração de jogos (como Rat-a-Tat Cat da Art Games), Nazi Mekas da Riachuelo Games, diversas mesas com os jogos da Ludus Luderia um área livre de trocas, compra e venda de miniaturas.
Área de CardGames
Esse pavilhão não ficou parado um minuto durante o evento; também aconteceram partidas e pequenos torneios no local, com uma organização mais informal e bastante liberdade para os jogadores. No domingo, Henrique Amigo, Camila Bastos e o pessoal do Fórum de D&D Minis desmontaram o setor e correram para a Mesa de Vidro.
Setor de Minis e Tabuleiros





Grupos e Associações




Essas atividades estavam no andar superior, um verdadeiro labirinto de corredores, salas, escadas e curvas. Nessa área, tivemos um dos maiores acertos do evento e um dos principais erros.
A sinalização foi muito falha nesse setor, dificultando o acesso do público e até dos convidados às salas de exposição e palestras. Somada à falta da programação e do mapa impressos, essa falha demorou a ser contornada. As associações se mobilizaram para divulgar suas salas, mas estou certo que muitos visitantes não ficaram sabendo da infinidade de atividades que ocorreram nesse andar.
Uma das atrações do andar superior
O que me leva a um dos maiores acertos do evento: as próprias salas das associações. Cada grupo recebeu uma proposta formal, explicando as regras e prazos de utilização das salas. O espaço era GRATUITO, nenhum grupo pagou para montar suas atividades; todas receberam autorização para decorar seu ambiente conforme desejassem expor banners, distribuir panfletos e cartões, realizar inscrições e comercializar seus produtos.
Estiveram na RPGCON os expositores Hard Replic e Cosplay Br, os grupos Conselho Branco e Conselho Steampunk, A Feira Medieval e o Clã Hednir (que juntos formaram praticamente um mini-evento dentro da RPGCON), a Confraria das Idéias e o projeto Bom é Jogar RPG, a AJOIP e o Fórum de D&D Miniaturas, a Megacorp e a Cavalaria Lúdica, o fã clube de Supernatural e o The Camarilla da White Wlfo, além do grupo Pasárgada de live action.
A quantidade de atividades realizada por esses grupo foi imensa. Ao lado das palestras de Sérgio Pereira Couto (sobre Sociedades Secretas e o Código da Vinci), das apresentações sobre vários sistemas de RPG realizados pela AJOIP e pelo Conselho Steampunk e a palestra de Jonatas Leite, sobre RPG e a Psique Humana, só para citar alguns exemplos, elas movimentaram o andar superior e as salas de conferência durante todo o dia.




Simpósio de Game Design & Oficina Melies




Nas salas mais tranquilas do andar superior, aconteceu o Simpósio de Game Design. Durante o evento, o público inscrito acompanhou palestras e discussões sobre o mercado de games, sua estrutura e ouviu palestras e dicas de autoridades no assunto, como Roger Tavares, Fábio Tola, Roberto Bianchinni, Antônio Marcelo e Thiago Apella.
O simpósio era um mini-evento dentro da RPGCON e exigia inscrição antecipada. Parabéns aos palestrantes e obrigado aos inscritos.
Amostras da Oficina Melies
Uma atração à parte foi o estúdio e oficina da Melies, que coordenou uma exposição de esculturas e uma classe de modelagem para os sortudos que encontraram a sala da oficina. A qualidade das miniaturas e bustos é impressionante e vocês podem conferir as fotos no álbum do evento.




Área de Jogos



Outra falha da organização levantada pelo público foi a ausência de um quadro com as aventuras nos setores de RPG. Mesmo dividindo as mesas entre Fantasia, Horror, Moderno/Sci-Fi e Outros, muitos jogadores e Mestres simplesmente não sabiam quais aventuras estavam disponíveis ou quais mesas aceitavam jogadores. Esse engano será corrigido na próxima RPGCON.
Onde está o Tio Nitro? É DOIDIMAIS!
Ainda assim, as mesas estavam bem movimentadas. A área de jogo organizado foi coordenada pela RPGArautos, com Alexandre Yamao e Gustavo Sembiano comandando uma equipe de Mestres e aventuras sancionadas pela RPGA e pela Pathfinder Society.
Marshalls da RPGArautos
Luciano Paulo Giehl organizou e coordenou o Torneio Tentacular, que teve o patrocínio da Editora Iluminuras. O torneio tinha 25 vagas e foi novamente um sucesso.
Torneio Tentacular de CoC
A parte operacional ficou a cargo do Márcio e sua equipe; a coordenação geral das mesas e das aventuras estava nas mãos de ninguém menos que Raquel Barradas, Klink e Nincao, que fizeram um trabalho fabuloso com as ferramentas que a organização lhes forneceu. Fiscais e staff, vocês fizeram um milagre naquele setor e eu quero parabenizá-los e agradecê-los por isso.



II Encontro Nacional de Blogs de RPG



Ou seria um Desencontro de Blogs? :-)
No sábado, reservamos a biblioteca, com distribuição de internet sem fio e um amplo espaço para o II EBRPG; segundo consta, a atração que fomentou o evento para o d3system quase não aconteceu! Nos diversos relatos, é perceptível que havia tantas atrações na RPGCON que os autores e escritores praticamente não tiveram tempo de se encontrar.
Nas duas participações relâmpago da Equipe d3system nesse encontro, apresentamos a revista Iniciativa Aprimorada (mais informações ainda nesta semana), conhecemos muitos apelidos que não tinham rostos e falamos um monte de palavrões . Obrigado a todos que vieram de longe para prestigiar o evento!
O EBRPG foi extensamente discutido entre os participantes em seus respectivos blogs. Acompanhe a blogroll na barra lateral para obter mais detalhes e informações.




Auditório



Falando em palestras e oficinas, o auditório também não parou. Luciana Oliveira coordenou com maestria os palestrantes e a dupla de apoio durante os dois dias da RPGCON.
Começando no sábado, Fábio Sooner e Vasco Sagramor do d3system falaram sobre os Mundos das Trevas — mais detalhes no artigo exclusivo— em seguida, Rogério Saladino e Levi Trindade falaram sobre a Marvel e DC no Brasil.
Na sequência, Marcelo Rodrigues deixou a área de indies para falar de Tagmar 2, uma palestra que foi emendada num bate-papo sobre RPG em PDF com Norson Botrel (Daemon), Rafael Rocha (Área Cinza) e Luiz Carlos Thor (RPGMAGAZINE). O representante da Daemon nem levantou do auditório, pois logo em seguida começou a palestra das editoras, que contou com a presença da Devir (D&D, Mundo das Trevas e outras linhas), da Jambô (que falou essencialmente da linha Tormenta) e da citada Daemon. Três artigos detalhados sobre essa palestra estão na cobertura do .20, do Paragons e do RPGNEWS.
No domingo, o espaço foi pequeno para as atrações. Depois da oficina de Daniel Anand e Davi Salles sobre criação de monstros na 4ª edição de D&D, sentaram o Carlos Frederico e o Rafael Rocha para falar sobre as licenças OGL e GSL e discutir um pouco as novas edições de Dungeons & Dragons.
Em seguida, tivemos o prazer de apresentar a peça Caverna do Dragão: Director’s Cut, de Chris Lameira e a trupe Cosplay4Fun, para uma sala lotada. Relatos e filmagens do espetáculo estão disponíveis para quem perdeu.
Cosplay4fun: Como assim ASSARAM A UNI?!
Fechando a parte dos convidados do evento, tivemos a palestra do Trio Tormenta (Cassaro, Saladino e Trevisan) sobre o cenário, com ampla participação do público. O auditório também estava cheio e o bate-papo foi agradável e esclarecedor. A explicação sobre os nomes e as caudas de Dragon Ball foram muito divertidas.
Trio Tormenta: Cassaro, Trevisan e Saladino. Em qualquer ordem.
Finalmente, mantendo a tradição das Casas de Vidro — que a Equipe d3system sempre utilizou para receber pedradas, críticas e sugestões do público —, realizamos a Mesa de Vidro: um espaço para ouvir as reclamações do público, sugestões para tornar a RPGCON melhor e explicar como o evento foi realizado.
Eu, Wallace, Janaina e a Equipe d3system agradecemos a participação do público nesse bate-papo, e quero reafirmar que estamos disponíveis para ouvi-los quando necessário, acertando ou errando. Nossa obrigação é fazer o máximo possível para atender aos visitantes e oferecer um evento de qualidade para que vocês sempre retornem.
Mesa de Vidro




Curiosidades e Conclusões


Nem todos sabiam, mas o Colégio Notre Dame e a RPGCON disponibilizou internet wireless gratuita nos dois dias do evento. Isso ajudou o II EBRPG a divulgar o evento e na cobertura online.
Uma atração que praticamente passou despercebida (talvez pela falta de sinalização) foi a exibição do animatic de Holy Avenger, na Sala de Vídeo. Mas não se preocupem, já obtive autorização do Cassaro para exibir novamente o episódio no próximo evento.
Palestras e bate-papos rápidos aconteceram nos corredores e salas do Colégio — como já comentaram, a escola parecia uma masmorra e os visitantes tiveram vários encontros aleatórios naqueles corredores.
Grande parte das atividades das associações ocorreu sem o intermédio da organização geral, assegurando uma liberdade inédita para esses grupos no evento.
Num desses encontros aleatórios, tive o prazer de esbarrar nos integrantes do Fórum SpellBrasil, capitaneados por AllefCap, Seu_Madruga e Guca0, Dragão de Bronze, Blackbird e fada, entre outros (que não lembro o nome), que tiveram muito bom humor com minhas brincadeiras e fizeram questão de prestigiar o evento nos dois dias. Obrigado pela presença.
A equipe de apoio (ou os Smurfs do Staff) foi simplesmente fantástica. Não tenho palavras para agradecer a este grupo, que descarregou 200 mesas e 800 cadeiras em menos de 20 minutos, às 06:00 da manhã do sábado, e manteve a garra e a prestatividade até o início da desmontagem, às 20:00 do domingo. A RPGCON não teria acontecido sem a ajuda inestimável dessa equipe.
A Equipe d3system agradece aos blogs e sites que nos divulgaram, aos expositores e lojistas, aos Mestres e jogadores, aos membros do apoio e da coordenação e, acima de tudo, ao público maravilhoso desses dois dias que nos deixou exaustos, mas ansiosos para realizar o próximo evento.
Valeu galera! Saiu essa porra!!!
E não queremos esperar demais! Vamos fazer acontecer e movimentar o mercado novamente!






Aguardem a RPGCON SP para 10 a 12 outubro desse ano e a RPGCON RJ para janeiro de 2010!

0 comentários: